Biografia

Carlos Leite nasceu em Recife e aos 17 anos foi estudar nos Estados Unidos onde viveu por mais de 18 anos na Florida e Nova York. Seu primeiro contato com a pintura ocorreu na cidade de Jupiter, Florida, onde estudou técnicas de aquarela na Jupiter Lighthouse Gallery. Seus primeiros quadros em aquarela e pasteis foram muito elogiados pela sua família americana que muito o encorajou a seguir adiante pintando.   Quando foi morar e estudar na Florida Atlantic Unicversity, em Boca Raton, fez vários cursos no departamento de artes daquela universidade e optou por desenvolver suas aptidões artísticas na pintura a óleo.  Ao se mudar para Nova York em 1980 logo começou a estudar na Art Students League, em Manhattan, onde aprimorou suas habilidades com relação ao desenho da figura humana e, mais específicamente, na técnica de pintura a óleo. Nos Anos 80, ainda em Nova York, ele compartilhou um studio de artes no West side de Manhattan com um pintor de San Diego, California, chamado Tim Box que muito o influenciou com suas técnicas e seu estilo bastante ousado e original.  À partir daí seguiu-se uma longa fase na qual pintava quadros apenas em tons de azul e branco.  Seguindo um longo processo de descobertas de ordem artística - e pessoal,  experienciou várias fases que variaram do expressionismo abstrato ao realismo passando pelo impressionismo que até hoje permeia sua obra mais fortemente.  Em Nova York mostrou seus quadros em exposições individuais no NMB Bank na Park Avenue, no restaurante Nirvana na First Avenue, East side, e na Varig, 5th Avenue.  De volta ao Brasil nos anos 90, continuou sua trajetória como artista plástico participando de coletivas no Museu do estado de Pernambuco e mais tarde na Cultura Inglesa de Boa Viagem.  Em 2003 conheceu o pintor paulista Carlos Kahan com o qual fez curso no Atelier Belas Artes, em Piedade, e por cuja obra desenvolveu grande admiração e respeito.

Conheceu a artista plástica, professora de arte e restauradora Zilene Neiva em Maio de 2007 no Atelier Belas Artes em Piedade por quem desenvolveu grande admiração profissional. Passou a frequentar o atelier regularmente para pintar e compartilhar idéias.  Uma delas foi a de pintar as pedras.  Zilene muito o encorajou e incentivou a retratar as pedras, não só pela sua beleza plástica mas pelo exoterismo contido nessa idéia.

Formou-se em Psicologia pela Florida Atlantic University, onde obteve também o mestrado em Educação.  Durante todo tempo que viveu em Miami e em Nova York trabalhou como psicólogo e também ensinou inglês para imigrantes estrangeiros.  Recentemente obteve o RSA Diploma (DTEFLA) da Universidade de Cambridge e faz parte do staff da Cultura Inglesa de Boa Viagem há mais de 20 anos de onde foi Diretor Acadêmico por alguns anos.  Atualmente produz seus quadros no Atelier Belas Artes - hoje em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, onde realiza um trabalho de pesquisa  com relação a "pedras" - suas formas, cores e suas tonalidades, nuances, texturas e todos os seus significados.


Jupiter, Florida, USA

Foto Histórica
Mamãe, Papai, Flávio e quadros
















Depoimentos:


...." A white canvas.  So many possibilities..."  trecho do musical da Broadway "Sunday in the Park with George" sobre a vida do pintor impressionista francês Seurat.  "Uma tela branca.  Tantas possibilidades..."  Acho que esse sentimento que precede o processo de criação de um quadro é muito excitante para o artista.  A tela vazia, e todas as possibilidades logo ali na sua frente. 
A idéia de retratar a natureza, seja através de paisagens ou pedras, me sugere como artista um sentimento de liberdade enorme onde o céu é literalmente o limite... a liberdade surge do fato que não há como errar, visto que na natureza tudo é possível. Naquele momento de inspiração sinto o poder de criação de Deus em mim e isso é muito forte, muito emocionante.
 ....Se tivevesse que escolher o artista que mais admiro, ele seria Frederic Edwin Church.
Frederic Edwin Church (4 de maio de 1826 – 7 de abril de 1900) foi um pintor paisagista norteamericano, nascido em Hartford, Connecticut. Foi a figura central da Escola do Rio Hudson de pintores e paisagistas norteamericanos. Foi aluno de Thomas Cole em Palenville, Nova York. Tornou-se conhecido, sobretudo, por pintar paisagens colossais, com freqüência em localizações exóticas. Sua pintura Coração dos Andes, atualmente na coleção do Metropolitan Museum of Art mede 1,50 metros de altura por 3 metros de largura.